quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Somos Religiosos: O que é Religião? Diversidade Religiosa

Somos Religiosos: O que é Religião? Diversidade Religiosa

As religiões vêm orientando os povos em sua relação com o Transcendente (Deus), com os outros seres humanos, consigo mesmo e com o mundo.
Nenhuma aventura humana pode ser comparada às experiências que constituem uma das maiores riquezas da humanidade.
A religião é parte integrante da vida dos povos, independe de qual religião, o termo “religião” se refere a uma atitude de relacionamento entre dois personagens: Deus (Transcendente) e o ser humano. A religião faz parte de nossa vida. Isto não quer dizer que todas as pessoas sejam profundamente religiosas, pois como acontece com a arte, a política e outras manifestações humanas, a religião não afeta a todas as pessoas da mesma forma e com a mesma intensidade.

O QUE SIGNIFICA RELIGIÃO PARA MIM?
A Religião pode ser entendida como o Resultado da busca das pessoas, no decorrer da história, por uma resposta sobre o sentido e a origem da vida, da natureza e do universo. Por isso é que encontramos não apenas uma religião, mas várias religiões, pois cada uma delas nasceu em lugares e épocas diferentes. Atualmente as religiões são comunidades ou grupos de pessoas reunidas em torno de uma mesma crença e que põem em prática os ensinamentos e valores anunciados por essa crença.
Existem várias formas de se relacionar com Deus em cada religião. Esse relacionamento pode ser comunitário, como por exemplo, através dos cultos, das celebrações, dos momentos de oração, do compromisso em viver os ensinamentos da religião. Este relacionamento também pode ser pessoal, por meio da oração, da contemplação, da leitura dos textos sagrados e da prática pessoal dos valores.
As várias formas de se relacionar, com Deus levam à prática da caridade, ao cuidado com a saúde, à participação em celebrações e rituais.
As religiões possuem aspectos comuns, tais como:
Doutrina: Conteúdo que explica a origem e o sentido de tudo. Por exemplo: a palavra dos sábios, a revelação que os profetas receberam de Deus. Segundo o que está escrito nos livros sagrados das diversas religiões.

Teologia: Atualização da Doutrina feita pelos estudiosos. Os Teólogos estudam e interpretam os Textos Sagrados, atualizando os ensinamentos para os nossos dias. Por Exemplo:
• O que Jesus diria sobre as várias formas de discriminação?
• O que Buda diria sobre as guerras?
• O que Maomé diria sobre a Justiça?

Comunidade Religiosa: É um grupo de pessoas que acreditam num mesmo Deus e colocam em prática os princípios de uma mesma crença. Estes grupos estão ligados a uma ou outra religião, por exemplo: Muçulmanos, Cristãos (Católicos, Protestantes e Ortodoxos), Judeus, Budistas, Esotéricos, Umbandistas, etc.
Ritos e Cultos: Maneiras de expressar a fé, usadas pelas comunidades religiosas. Por Exemplo: Batismo, Culto da Palavra, Missa, Ceia, Oração, Jejum, banhos especiais, ofertas de alimentos e presentes.

Templo: São espaços construídos para a reunião das pessoas, da comunidade. Por Exemplo: Igreja, Sinagoga, Mesquita, Tenda, Terreiro, Salão.
Estes são elementos básicos que compõem uma religião, e faz perceber que ela é parte da vida dos seres humanos e da história da humanidade em busca do caminho que leva a Deus, a um sentido maior, ao Transcendente.

Religiosidade
É a experiência interior de cada pessoa com Deus, que pode ser compartilhada com um grupo ou comunidade, através de símbolos religiosos. Essa experiência pessoal pode ser vivenciada por meio das orações, das atitudes, dos comportamentos, distinguindo o que é bom e o que é ruim para consigo mesmo, para com o outro e para com a sociedade e a natureza. Por Exemplo: o cuidado da própria saúde, o respeito pelo outro, ações de solidariedade, o não-desperdício de alimentos e água, preservação do meio ambiente.

DIVERSIDADE RELIGIOSA
A religião faz parte da vida das pessoas. Porém, você já pôde notar que existem várias religiões e as diferenças entre elas podem ser inúmeras. Embora existam tantas diferenças, as religiões possuem algo em comum. Desde a sua origem, o ser humano quer estar mais próximo de Deus e unir-se a Ele.
Assim, desde o início da humanidade, o ser humano vem elaborando lendas, histórias, narrativas, para explicar e entender a Deus.
No decorrer da história, os povos elaboraram muitas crenças. Em certas épocas e culturas, as pessoas acreditam que Deus se manifesta pela força do raio e do trovão, pelo poder do Sol em aquecer e fazer germinar as sementes, pela claridade que a lua produz. Em outras, as pessoas acreditam que Deus é o criador do mundo e de tudo o que nele existe (como creem os Judeus e Cristãos). Outras religiões acreditam em divindades que orientam a vida e oferecem proteção (Cultos de raiz africana). Assim, percebe-se que os povos têm necessidade de relacionar-se com Deus.
Com a diversidade de povos e culturas surgiram numerosos grupos com expressões religiosas diferentes.
1) O que é religião para você?
2) Que importância ela exerce na sua vida?
3) A que se refere o termo religião?
4) Quem é Deus e como Ele se manifesta em sua vida?

Nenhum comentário: